Saúde
23 de março de 2023
Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071
Conhecer os principais acontecimentos da história do país é muito importante para a nossa vida em sociedade. E o melhor é que dá para aprender um pouco sobre esses períodos marcantes no sofá da sua sala e com um balde de pipoca na mão, sabia? Assim como há uma grande oferta de livros on-line para estudar […]
Conhecer os principais acontecimentos da história do país é muito importante para a nossa vida em sociedade. E o melhor é que dá para aprender um pouco sobre esses períodos marcantes no sofá da sua sala e com um balde de pipoca na mão, sabia?
Assim como há uma grande oferta de livros on-line para estudar quando e onde você quiser, também existem muitos filmes sobre a história do Brasil que podem ser acessados com facilidade. Eles são excelentes pedidas para aumentar o seu conhecimento de uma maneira descontraída.
Gostou da ideia? Então, dê só uma olhada nesta lista com 7 filmes que tratam de alguns dos principais momentos da história do nosso país!
Tendo como pano de fundo o Brasil recém-colonizado, em 1570, Desmundo retrata a vida de Oribela (Simone Spoladore), órfã portuguesa enviada ao Brasil para se casar com um colono. Essa era uma prática comum da época que refletia a tentativa de evitar o nascimento de filhos entre colonizadores e índias.
Obrigada a se casar com Francisco de Albuquerque (Osmar Prado), a jovem sofre uma série de violências, das quais ela tenta fugir disfarçando-se de homem e contando com a ajuda de uma índia e de outro português.
O filme levanta questões sobre o tratamento das mulheres na época e as várias formas de escravidão desse período, por meio de um trabalho técnico de reconstituição histórica extremamente detalhista.
Dirigido pelo argentino Tom Payne e baseado no livro de mesmo nome de Maria Dezonne Pacheco Fernandes, o filme retrata a trajetória de luta abolicionista de Sinhá Moça (Eliane Lage). Para defender seus ideais contrários ao regime escravocrata, a jovem entra em diversos conflitos, até mesmo com a sua família.
Premiada em diversos festivais ao longo do século XX, incluindo o Leão de Bronze, em Veneza, é uma das produções brasileiras mais reconhecidas internacionalmente. Assim, é uma boa pedida para driblar a fadiga da pandemia e curtir uma sessão de cinema em casa.
Getúlio é certamente um dos filmes obrigatórios desta lista sobre a história do Brasil, já que tem como tema o suicídio do ex-presidente Getúlio Vargas (Tony Ramos), um dos acontecimentos mais marcantes do nosso passado.
No longa, são retratados os últimos dias de vida do então presidente, que correspondem ao momento final da crise do governo Vargas, conhecida como “Crise de Agosto”. Também há foco na trama que levou ao famoso atentado da Rua Tonelero, com alvo em Carlos Lacerda (Alexandre Borges).
O filme consegue introduzir de um jeito imparcial e realista os contextos histórico e político da época, ótimo para complementar os estudos da chamada Era Vargas.
Na linha do tempo da história política do Brasil, o suicídio de Vargas é sucedido pelo governo de Juscelino Kubitschek, sempre lembrado pelo lema “50 anos em 5”. No documentário Os Anos JK, dirigido por Silvio Tendler, acompanhamos a trajetória desse presidente.
O curta passa pela estreia política de Juscelino, seu plano de governo ambicioso, a construção de Brasília, chegando à perda de direitos políticos pelo ex-presidente. Essa indicação é excelente para conhecer melhor os acontecimentos dessa fase tão significativa da história do país, já que a produção conta com imagens e depoimentos oficiais de arquivos.
Um dos filmes votados pelos membros do Oscar para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro em 2008, O Ano Em Que Meus Pais Saíram De Férias é um drama idealizado e dirigido por Cao Hamburger, tendo como protagonista o garoto Mauro, de 12 anos.
O pequeno é enviado para ficar com o avô paterno quando os pais de Mauro precisam sair de férias, desculpa dada à criança quando são obrigados a fugir devido à perseguição sofrida durante a ditadura militar. No entanto, o avô de Mauro falece no mesmo dia em que a criança chega à casa dele, levando o menino a se abrigar com seu vizinho solitário.
O longa percorre os dias de Mauro, entre suas alegrias ao acompanhar a Copa do Mundo de 1970 e suas tristezas devido à situação em que se encontra. É um filme sensível que nos mostra pelo olhar de uma criança alguns dos principais acontecimentos dessa fase de nossa história, perfeito para assistir com a família.
Já chegando mais perto de nossos dias, o filme Polícia Federal: A Lei é Para Todos é dirigido por Marcelo Antunez e tem como tema os bastidores da Lava Jato, a maior operação brasileira contra a corrupção.
Essa é uma boa indicação para quem gosta de um suspense policial regado a cenas de ação, incluindo perseguições a carros e diálogos investigativos protagonizados pelos delegados principais. Além disso, o filme ajuda a entender melhor o contexto da operação.
Vale ressaltar que não se trata de um retrato documental, portanto, há tanto referências a personagens reais quanto acontecimentos ficcionais. Um ponto forte do filme é a problematização sobre o tema da corrupção por meio de um roteiro que se esforça para ser apartidário.
Por fim, o longa Quanto Vale Ou é Por Quilo percorre um pouco de toda a história do Brasil. Usando o recurso de histórias intercaladas, o diretor Sérgio Bianchi coloca em diálogo o antigo comércio de escravos e os esquemas de corrupção encobertos, sobretudo, no terceiro setor.
O filme é uma adaptação livre do conto "Pai Contra Mãe", de Machado de Assis, e aborda um assunto tão forte, como a exploração da miséria pela classe média, com bastante leveza, ironia e humor. O resultado é um longa provocador e muito divertido, ideal para combater o estresse ao mesmo tempo que pode ajudar você a desenvolver um senso mais crítico.
Ótimas indicações, não é? Com o sucesso das plataformas de streaming, fica fácil assistir a esses filmes sobre a história do Brasil e aprender enquanto se diverte e se emociona. Outra grande vantagem proporcionada pelas tecnologias digitais é a possibilidade de fazer uma faculdade EAD e conquistar seu tão sonhado diploma com toda a flexibilidade da educação a distância.
Gostou das dicas? Então, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam esses filmes?
Redator
Fica ligada na sua caixa de entrada e não perca nenhuma notícia :)
Alguma coisa aconteceu de errado no envio dos dados, atualize o seu navegador e tente de novo, se o erro persistir entre em contato com a nossa equipe SAC 0800 283 8916
Saúde
23 de março de 2023
Educação financeira
16 de março de 2023
IMPRESSO NA WEB
Nº Apólice: 7642034 Cláusulas e Especificação 1
CNPJ 33.170.085/0001-05 Processo SUSEP nr. 15414.005368/2006-73.
PLANO DE SEGURO DE PESSOAS
Palavras e frases que aparecem em negrito têm sentido e
significado especial e específico e estão definidas no item 2 -
Nº Apólice: 7642034 Cláusulas e Especificação 2
CNPJ 33.170.085/0001-05 Processo SUSEP nr. 15414.005368/2006-73.
Índice
3.3. A descrição e as normas das garantias estão reguladas nas
respectivas Cláusulas destas Condições Gerais.
Nº Apólice: 7642034 Cláusulas e Especificação 11
CNPJ 33.170.085/0001-05 Processo SUSEP nr. 15414.005368/2006-73.
3.4. Seguro de Menores: Para segurados menores de 14 (quatorze)
anos, quaisquer das garantias de morte destinam-se apenas ao
reembolso das despesas com funeral, que devem ser comprovadas
mediante apresentação das contas originais especificadas, que
podem ser substituídas a critério da seguradora, por outros
comprovantes satisfatórios, não estando cobertas as despesas com
aquisição de terrenos e jazigos.
8.9. A análise e aceitação do risco individual basear-se-á em
critérios técnicos adotados pela Seguradora, que reserva a si o
direito de aceitar ou não a proposta apresentada.
8.10. No início do contrato e a cada renovação a Seguradora
entregará ao segurado certificado individual comprovando a
aceitação, contendo os seguintes elementos mínimos:
a) Data do início e término de vigência do seguro
individual do segurado principal e dos segurados
dependentes;
b) Capital Segurado de cada garantia relativa ao segurado
principal e aos segurados dependentes;
c) Valor do prêmio total.
8.11. A recusa da Proposta de Seguro será comunicada por escrito
com justificativa da recusa.
8.12. A não aceitação da Proposta de Adesão, por parte da
Seguradora, será comunicada por escrito ao Proponente e implicará
na devolução integral de qualquer prêmio eventualmente pago, no
prazo máximo de 10 (dez) dias corridos, atualizados da data do
pagamento pelo Segurado até a data da efetiva restituição, pelo
IPCA-IBGE.
8.13. A compensação do cheque ou o efetivo recebimento do valor
do prêmio pela Seguradora não implica na aceitação da Proposta de
Seguro, devendo-se observar o disposto no item 8.7 destas
Condições Gerais.
8.14. É facultado à Seguradora solicitar, para efeito de
aceitação da Proposta de Adesão, informação ao proponente ou ao
Segurado quanto à contratação de outros seguros de pessoas com
coberturas concomitantes.
19.2. Na hipótese do não cumprimento do prazo de 30 (trinta)dias,
previsto nos itens 19.1 e 19.1.1, a Seguradora pagará juros de
mora de 0,5% ao mês, contados a partir do primeiro dia posterior
ao término do prazo fixado, além da atualização monetária pela
variação positiva do IPCA-IBGE - Índice de Preços ao Consumidor
Amplo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
apurada entre o último índice publicado antes da data do evento
do sinistro e aquele publicado imediatamente anterior a data do
efetivo pagamento.
Peso do arquivo: 88.09 kB
Baixe o arquivo abaixo para saber tudo sobre o contrato de adesão do Cartão de TODOS.
Peso do arquivo: 823.207 kB
Consultas on-line ou presenciais por
26
clínica geral
35
demais áreas médicas
OU LIGUE
0800 729-2071