Saúde
23 de março de 2023
Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071
Como se sabe, os tumores podem ser benignos ou malignos. No primeiro caso, o que acontece é apenas uma expansão celular fora do comum e sem graves consequências. No segundo, ocorre a replicação desenfreada de um determinado conjunto de células do organismo. Entre os tumores malignos, um dos mais frequentes e temidos é o chamado […]
Como se sabe, os tumores podem ser benignos ou malignos. No primeiro caso, o que acontece é apenas uma expansão celular fora do comum e sem graves consequências. No segundo, ocorre a replicação desenfreada de um determinado conjunto de células do organismo.
Entre os tumores malignos, um dos mais frequentes e temidos é o chamado câncer de próstata. Para se ter uma ideia do grau de incidência da doença no Brasil, a estimativa para o período que vai de 2020 a 2022 é que o câncer de próstata seja o tipo da doença mais recorrente no país.
O levantamento, que desconsidera os tumores de pele não melanoma, vale para todas as regiões brasileiras e foi feito pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar da Silva).
Diante disso, conhecer os sintomas e saber como tratar a doença é muito importante. Acompanhe!
A próstata é uma glândula exclusiva do corpo dos homens, que se localiza em uma região inferior à bexiga, na parte anterior do reto e da uretra. Esta última, responsável por eliminar a urina do organismo, atravessa a próstata. Como o próprio nome indica, o câncer de próstata é um tumor maligno que ataca o referido órgão masculino.
À medida que a multiplicação das células cancerígenas da próstata atinge maior aceleração e ultrapassa a quantidade de células normais, as consequências negativas se ampliam. Geralmente, é aí que o indivíduo acometido pela doença passa a manifestar os seus sintomas característicos. Isso explica a relevância de se efetuar exames preventivos. Afinal, a realização de um diagnóstico precoce é fundamental para elevar as chances de cura.
Cabe dizer que não há causas propriamente ditas, e sim fatores de risco que contribuem para o aparecimento desse tumor maligno. Nesse sentido, um histórico familiar marcado pelo registro da doença acentua a probabilidade de desenvolvimento do câncer nos homens das outras gerações.
Conforme mostram as estatísticas, o risco pode chegar a dobrar, em comparação com aquele atribuído aos indivíduos do sexo masculino do restante da população — ou seja, sem presença de casos de câncer de próstata na família. Para quem tiver irmãos portadores da doença, esse risco tende a ser 7 vezes maior, aproximadamente. O cálculo se aplica aos pacientes com suspeita da doença que estiverem com idade inferior a 65 anos.
A adoção de uma alimentação desregrada também exerce certa influência no aparecimento do câncer de próstata. Entre os alimentos que devem ser evitados estão a carne vermelha em quantidades excessivas, assim como os alimentos altamente concentrados em gordura. Combinados com o consumo baixo de frutas, hortaliças e legumes, tais hábitos alimentares se tornam ainda mais perigosos.
Além disso, os homens que mantêm um ritmo de vida sedentário, somado a um quadro de obesidade, costumam apresentar versões mais agressivas de câncer de próstata. Repare, entretanto, que se trata somente de uma propensão, pois a relação entre o ganho de peso e o câncer de próstata ainda requer mais pesquisas.
De qualquer forma, isso não diminui a importância de conhecer algumas dicas para não engordar de maneira descontrolada. E isso sem contar que é possível adotar receitas que ajudam a combater o colesterol. Afinal, a obesidade está associada a muitas outras doenças.
Outros aspectos que apresentam relação com o câncer de próstata são:
Em sua fase inicial, esse tipo de câncer ocupa lugar naquele grupo de doenças que chegam devagar e sem alarde. Basicamente, isso significa que o aparecimento de sintomas aponta para um estágio avançado do tumor. Eis alguns deles:
É interessante notar que, conforme a doença progride, o tumor cresce, o que resulta no aumento do nível de obstrução na saída da urina. Naturalmente, isso causa ainda mais desconforto para quem tem o câncer.
O foco dos exames são os homens com idade ligeiramente avançada. Após passar a casa dos 50 anos, eles devem ser submetidos ao teste PSA (realizado por meio de uma amostra de sangue) e ao toque retal. No primeiro caso, o objetivo é detectar possíveis alterações do volume de uma determinada proteína. No outro, o intuito é verificar o crescimento exagerado da próstata.
Em qualquer uma das situações, eventuais anormalidades exigem realização de biópsia, a fim de observar se o tumor é, de fato, maligno. Ao se confirmar a presença de um câncer prostático, o médico deve encaminhar o indivíduo para outros exames. Eles servem para especificar o atual tamanho do tumor e verificar se há a ocorrência de metástase.
Justamente por ser uma doença silenciosa, o câncer de próstata requer um diagnóstico precoce, decisivo para a eficácia do tratamento. O momento de começar os exames preventivos varia de acordo com a presença dos fatores de risco. Os homens com maior predisposição à doença devem iniciá-los aos 40 anos, enquanto os demais podem ser orientados a fazê-los a partir dos 50.
A prescrição do tratamento está vinculada ao estágio do tumor e à faixa etária do paciente. Se o avanço do câncer estiver em um ritmo desacelerado, é possível efetuar acompanhamento clínico mais de perto antes de optar por uma intervenção cirúrgica. A depender de cada caso, os procedimentos adotados no tratamento são:
O urologista é o médico especializado no diagnóstico e na indicação de tratamento para doenças associadas ao sistema urinário, como a própria infecção urinária. Como atua na avaliação do sistema reprodutor masculino, ele também é o responsável por tratar problemas ligados a ele, como a ejaculação precoce e o câncer prostático.
Embora o câncer de próstata seja uma doença de alto risco para os homens, vale salientar que o diagnóstico precoce amplia muito a eficácia dos tratamentos disponíveis. Logo, a consulta regular com o urologista a partir das faixas etárias recomendadas é de extrema importância. O correto acompanhamento é decisivo para que o problema seja solucionado de um modo mais tranquilo e efetivo.
Antes de ir embora, não deixe de compartilhar essas informações tão importantes com seus amigos nas suas redes sociais!
Saúde
23 de março de 2023
Educação financeira
16 de março de 2023
Consultas on-line ou presenciais por
26
clínica geral
35
demais áreas médicas
OU LIGUE
0800 729-2071