Saúde
23 de março de 2023
Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071
Toda empresa conta com figuras de liderança para orientar seus colaboradores. O profissional por trás desse cargo tem muito mais resultados quando consegue conduzir suas equipes a partir do exemplo. Essa é apenas uma das condutas necessárias a quem deseja aprender como ser um bom chefe. Afinal, não adianta mirar no crescimento do negócio sem […]
Toda empresa conta com figuras de liderança para orientar seus colaboradores. O profissional por trás desse cargo tem muito mais resultados quando consegue conduzir suas equipes a partir do exemplo. Essa é apenas uma das condutas necessárias a quem deseja aprender como ser um bom chefe.
Afinal, não adianta mirar no crescimento do negócio sem cuidar das pessoas que fazem parte desse processo. É preciso que todas sejam valorizadas e reconhecidas, pois isso faz com que tenham motivação para continuar desempenhando suas funções com qualidade.
O líder que se preocupa com o bem-estar dos funcionários também consegue reduzir conflitos no trabalho, o que melhora o ambiente organizacional e mantém os times alinhados na busca pelo sucesso.
Quer saber mais sobre as características que compõem esse perfil? Continue a leitura e veja como se tornar uma referência positiva para os demais!
Uma das responsabilidades de todo líder é indicar as tarefas a serem cumpridas por diferentes profissionais. Pensando assim, pode até parecer um compromisso simples, certo? Acontece que delegar não se limita a distribuir atividades entre os funcionários e esperar que eles se organizem.
Sem orientação adequada, a chance de atrasos e erros aumenta. Isso porque as pessoas esperam receber comandos adequados aos seus perfis e capacidades. Então, antes de apontar o que deve ser feito, você precisa avaliar quais são os colaboradores mais aptos a realizar cada trabalho.
O desafio de como ser um bom chefe atinge diferentes profissões, mas o caminho é praticamente o mesmo em todas as áreas. Por isso, tenha sempre vontade de descobrir o que cada membro da equipe faz de melhor e quais das suas habilidades podem ser usadas a favor do negócio.
Toda empresa quer contar com os melhores talentos e formar grupos capazes de grandes conquistas. Porém, fica complicado desenvolver ou aprimorar competências sem um norte para seguir. Esse trabalho, claro, faz parte da liderança e precisa ocorrer com frequência.
Infelizmente, muitos colaboradores ainda se deparam com chefes difíceis, que não se abrem com o grupo e só interagem para cobrar resultados. Nesses casos, eles perdem a chance de avaliar o desempenho de cada funcionário e de apontar saídas que corrijam eventuais falhas.
Não faça como eles. Em vez de reclamar quando algo dá errado, procure chamar as equipes para uma conversa franca e respeitosa. Deixe claro os pontos ou comportamentos que precisam ser revistos e indique as melhores estratégias para isso acontecer. Você certamente vai deixar os profissionais mais seguros para promover as mudanças solicitadas.
Outra tática de como ser um bom chefe envolve o tratamento igualitário das pessoas que compõem a empresa. Para isso, é preciso motivar todas com a mesma dedicação e, sempre que houver oportunidade, reforçar as qualidades de cada membro da equipe.
Linguagem, tom de voz e outras características precisam ser padronizadas e aplicadas a qualquer profissional, independentemente do cargo ou setor que ele faz parte. Isso passa a impressão de que você realmente se importa com o bem-estar do grupo e não comete injustiças.
As abordagens no momento de corrigir ou treinar também precisam ser iguais para todos os funcionários. Lembre-se de que, cedo ou tarde, todo ato inadequado chega ao conhecimento dos demais, e isso prejudica a imagem de qualquer chefe que busca mais união e engajamento.
O ensino pelo exemplo é uma das estratégias mais eficazes para manter os colaboradores focados no andamento dos negócios. Assim, quando o líder se torna muito ausente ou distante de suas equipes, o risco de ver as coisas desandando aumenta.
O objetivo principal de um chefe é abrir caminho para que os demais cumpram suas funções com menos obstáculos, fornecendo uma mão amiga nos momentos de dificuldade. Sua presença deve encorajar as pessoas a dar seu máximo e a superar os desafios que possam surgir.
Assim, vale a pena investir na atualização constante e trazer sempre novidades ao grupo. Se dominou uma ferramenta, descobriu uma técnica diferenciada ou adquiriu recursos inovadores, transmita isso à equipe. Não guarde as informações para você, pois isso gera afastamento e estaciona os avanços de todos.
Autoconfiança é uma qualidade relevante para quem quer saber como ser um bom chefe. Afinal, se você não demonstrar valor ao próprio trabalho, como espera que os demais o façam? Deixar claro que pode cuidar das atividades também faz com que os colaboradores fiquem mais seguros para agir com autonomia.
O que muita gente esquece é que o sentimento de confiança deve partir dos dois lados. Ainda que os líderes sejam conhecidos pela proatividade e iniciativa, precisam aprender a deixar alguns processos nas mãos dos colaboradores.
Isso requer cuidado para que a arrogância não supere o desejo de ver os funcionários cumprindo tarefas por conta própria. Aceite o fato de que nem sempre você estará disponível para resolver os problemas da empresa. Assim, é necessário contar com as decisões tomadas pelo seu time.
Por fim, o interesse em como ser um bom chefe passa pelo processo de praticar a escuta. Em outras palavras, você deve permitir a troca equilibrada nos diálogos, mesmo naqueles dedicados a delegar tarefas ou que envolvem algum treinamento.
Saber ouvir é fundamental para que a comunicação ocorra de forma saudável, evitando interpretações erradas que só geram confusão. Tenha em mente, ainda, que abrir espaço para o colaborador se expressar e expor suas opiniões é uma excelente forma de obter ideias.
Muitas vezes, ao escutar o outro lado, o líder consegue refletir sobre alternativas que jamais passariam por sua cabeça. Isso não só demonstra respeito ao ponto de vista dos demais, como também abre portas para expandir seu conhecimento e testar novos métodos de trabalho.
Gostou das sugestões de condutas que você pode começar a desenvolver para o preparo do perfil de liderança? Agora que sabe como ser um bom chefe, não deixe de buscar cursos, dinâmicas e outras formações que possam aprimorar as qualidades citadas.
Que tal levar este conteúdo a mais pessoas? Faça isso compartilhando o post nas suas redes sociais!
Redator
Fica ligada na sua caixa de entrada e não perca nenhuma notícia :)
Alguma coisa aconteceu de errado no envio dos dados, atualize o seu navegador e tente de novo, se o erro persistir entre em contato com a nossa equipe SAC 0800 283 8916
Saúde
23 de março de 2023
Educação financeira
16 de março de 2023
IMPRESSO NA WEB
Nº Apólice: 7642034 Cláusulas e Especificação 1
CNPJ 33.170.085/0001-05 Processo SUSEP nr. 15414.005368/2006-73.
PLANO DE SEGURO DE PESSOAS
Palavras e frases que aparecem em negrito têm sentido e
significado especial e específico e estão definidas no item 2 -
Nº Apólice: 7642034 Cláusulas e Especificação 2
CNPJ 33.170.085/0001-05 Processo SUSEP nr. 15414.005368/2006-73.
Índice
3.3. A descrição e as normas das garantias estão reguladas nas
respectivas Cláusulas destas Condições Gerais.
Nº Apólice: 7642034 Cláusulas e Especificação 11
CNPJ 33.170.085/0001-05 Processo SUSEP nr. 15414.005368/2006-73.
3.4. Seguro de Menores: Para segurados menores de 14 (quatorze)
anos, quaisquer das garantias de morte destinam-se apenas ao
reembolso das despesas com funeral, que devem ser comprovadas
mediante apresentação das contas originais especificadas, que
podem ser substituídas a critério da seguradora, por outros
comprovantes satisfatórios, não estando cobertas as despesas com
aquisição de terrenos e jazigos.
8.9. A análise e aceitação do risco individual basear-se-á em
critérios técnicos adotados pela Seguradora, que reserva a si o
direito de aceitar ou não a proposta apresentada.
8.10. No início do contrato e a cada renovação a Seguradora
entregará ao segurado certificado individual comprovando a
aceitação, contendo os seguintes elementos mínimos:
a) Data do início e término de vigência do seguro
individual do segurado principal e dos segurados
dependentes;
b) Capital Segurado de cada garantia relativa ao segurado
principal e aos segurados dependentes;
c) Valor do prêmio total.
8.11. A recusa da Proposta de Seguro será comunicada por escrito
com justificativa da recusa.
8.12. A não aceitação da Proposta de Adesão, por parte da
Seguradora, será comunicada por escrito ao Proponente e implicará
na devolução integral de qualquer prêmio eventualmente pago, no
prazo máximo de 10 (dez) dias corridos, atualizados da data do
pagamento pelo Segurado até a data da efetiva restituição, pelo
IPCA-IBGE.
8.13. A compensação do cheque ou o efetivo recebimento do valor
do prêmio pela Seguradora não implica na aceitação da Proposta de
Seguro, devendo-se observar o disposto no item 8.7 destas
Condições Gerais.
8.14. É facultado à Seguradora solicitar, para efeito de
aceitação da Proposta de Adesão, informação ao proponente ou ao
Segurado quanto à contratação de outros seguros de pessoas com
coberturas concomitantes.
19.2. Na hipótese do não cumprimento do prazo de 30 (trinta)dias,
previsto nos itens 19.1 e 19.1.1, a Seguradora pagará juros de
mora de 0,5% ao mês, contados a partir do primeiro dia posterior
ao término do prazo fixado, além da atualização monetária pela
variação positiva do IPCA-IBGE - Índice de Preços ao Consumidor
Amplo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
apurada entre o último índice publicado antes da data do evento
do sinistro e aquele publicado imediatamente anterior a data do
efetivo pagamento.
Peso do arquivo: 88.09 kB
Baixe o arquivo abaixo para saber tudo sobre o contrato de adesão do Cartão de TODOS.
Peso do arquivo: 823.207 kB
Consultas on-line ou presenciais por
26
clínica geral
35
demais áreas médicas
OU LIGUE
0800 729-2071