Saúde
23 de março de 2023
Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071
A feição de felicidade das crianças que se divertem prova que o ato de brincar traz diversos benefícios. Embora simples, essa prática faz parte do desenvolvimento por estimular aspectos físicos, sociais e cognitivos. O resultado é ainda melhor quando a interação envolve brinquedos educativos. Você sabe o que são e quais diferenciais eles têm em […]
A feição de felicidade das crianças que se divertem prova que o ato de brincar traz diversos benefícios. Embora simples, essa prática faz parte do desenvolvimento por estimular aspectos físicos, sociais e cognitivos. O resultado é ainda melhor quando a interação envolve brinquedos educativos.
Você sabe o que são e quais diferenciais eles têm em relação a outros produtos infantis? Falarei mais sobre eles no artigo. Inclusive, saiba que representam ótimas opções para ensinar diferentes coisas e, ao mesmo tempo, entreter a criançada durante a pandemia.
Prossiga com a leitura e confira os motivos!
Para as crianças, todo recurso usado em momentos de descontração pode ser considerado um brinquedo. Mas existem algumas diferenças entre os produtos. Os chamados lúdicos são aqueles que permitem aos pequenos soltar a imaginação e criar suas próprias fantasias.
Também há os pedagógicos, que, como o nome indica, são bastante empregados nas creches e escolas infantis. Eles têm como objetivo reforçar o aprendizado de conteúdos específicos, como noções de cálculo e memorização de letras. Não é à toa que costumam envolver regras e orientações claras.
Já os brinquedos educativos servem para estimular habilidades diversas por meio de jogos, exercícios e outras atividades animadas. Assim, favorecem características como o raciocínio, a comunicação, o pensamento crítico, o controle da força, a interação social e a coordenação motora do público infantil.
Todas as categorias de brinquedos são importantes na rotina das crianças. Quando ofertadas juntas, ampliam o leque de possibilidades para elas explorarem seus talentos. A variedade de recursos também motiva os pequenos a expressar suas preferências sobre diferentes coisas.
Há muitas opções no mercado, para crianças de todas as idades. Na hora de escolher, considere as atividades favoritas do seu filho e observe o tipo de aprendizado que ele pode ter ao interagir com o produto. Para ajudar você nessa tarefa, trouxe algumas sugestões.
Populares por várias gerações, essas pecinhas demandam análise detalhada para que o encaixe entre diferentes módulos ocorra perfeitamente. Logo, são ótimas aliadas para atrair a atenção dos pequenos e fazer com que comecem a testar habilidades de planejamento.
Os blocos podem aparecer em diferentes formatos e resultar em objetos variados, como cubos, aviões, castelos e animais. Como a montagem acontece aos poucos, estimulando a manutenção do foco, também serve para casos de TDAH em crianças.
O boneco com partes do corpo é uma ótima alternativa para o seu filho ter noções de anatomia e aprender como diferentes partes do corpo se relacionam. O ideal é procurar bonecos que tenham formas humanas, já que tornam a assimilação mais fácil. Podem ser desde pessoas até personagens de desenhos animados.
Esses brinquedos educativos exigem que a criança observe o próprio organismo para definir onde prender cada peça. Ela deve montar o boneco por completo, preenchendo áreas com órgãos internos ou tecidos externos, como orelha, olhos, nariz e boca.
Sejam chocalhos para bebê ou uma bateria em miniatura para crianças maiores, todo elemento que produz som é positivo para o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e de atenção. Afinal, os instrumentos musicais pedem que os pequenos façam movimentos ritmados e percebam todas as possibilidades de melodia.
Inclusive, uma boa ideia é usá-los como brinquedos para animar as viagens em família. Se quiserem participar da produção, os pais podem cantar canções e fazer ruídos diferenciados. Essa interação de grupo trabalha a socialização e a autoconfiança das crianças.
Esse brinquedo não precisa vir com o tradicional formato de peças em tamanhos iguais. Dependendo da figura que vai compor, pode apresentar partes maiores e componentes com mais detalhamento. O importante é aguçar a curiosidade do seu filho e fazer com que se dedique a finalizar o desenho.
Quem brinca sozinho aprende a usar a lógica para conseguir cada encaixe, além de exercitar a paciência. Montar um quebra-cabeças em grupo, por outro lado, desenvolve o espírito colaborativo. Como você pode perceber, as duas situações são benéficas e devem ser proporcionadas aos pequenos.
Outros exemplos de brinquedos educativos são os bonequinhos movimentados com as mãos. Afinal, precisam de comandos e muita criatividade para criar histórias e situações engraçadas. Com fantoches, a criançada pode falar à vontade, dar muitas risadas e explorar suas habilidades de comunicação.
Com um teatrinho que envolva diferentes personagens, por exemplo, é possível ensinar limites e orientar sobre práticas para o bom convívio em sociedade. Assim, desde cedo, seu filho vai aprendendo a lidar com o espaço do outro para respeitar amiguinhos e familiares.
Todo adulto pode contribuir para esse trabalho, sejam os pais, tios ou avós. É importante que os familiares se envolvam, já que isso fortalecerá a relação com a criança e deixará ela mais confiante para interagir com outras pessoas (como coleguinhas e professores da escola).
A seguir, mostro o que você pode fazer além de dar brinquedos de presente:
Não há limite quando o assunto envolve brinquedos educativos. Agora que você conhece exemplos desses produtos, não deixe de buscar opções adequadas à faixa etária do seu filho. Também procure relacionar os aprendizados obtidos com aquilo que já vem sendo aplicado nas atividades da escola.
Quer mais opções de recursos para distrair os pequenos durante a pandemia? Então, aproveite e acesse agora o podcast de histórias infantis do PreparaTODOS. É um material elaborado com muito carinho para você e a sua família!
Redator
Fica ligada na sua caixa de entrada e não perca nenhuma notícia :)
Alguma coisa aconteceu de errado no envio dos dados, atualize o seu navegador e tente de novo, se o erro persistir entre em contato com a nossa equipe SAC 0800 283 8916
Saúde
23 de março de 2023
Educação financeira
16 de março de 2023
IMPRESSO NA WEB
Nº Apólice: 7642034 Cláusulas e Especificação 1
CNPJ 33.170.085/0001-05 Processo SUSEP nr. 15414.005368/2006-73.
PLANO DE SEGURO DE PESSOAS
Palavras e frases que aparecem em negrito têm sentido e
significado especial e específico e estão definidas no item 2 -
Nº Apólice: 7642034 Cláusulas e Especificação 2
CNPJ 33.170.085/0001-05 Processo SUSEP nr. 15414.005368/2006-73.
Índice
3.3. A descrição e as normas das garantias estão reguladas nas
respectivas Cláusulas destas Condições Gerais.
Nº Apólice: 7642034 Cláusulas e Especificação 11
CNPJ 33.170.085/0001-05 Processo SUSEP nr. 15414.005368/2006-73.
3.4. Seguro de Menores: Para segurados menores de 14 (quatorze)
anos, quaisquer das garantias de morte destinam-se apenas ao
reembolso das despesas com funeral, que devem ser comprovadas
mediante apresentação das contas originais especificadas, que
podem ser substituídas a critério da seguradora, por outros
comprovantes satisfatórios, não estando cobertas as despesas com
aquisição de terrenos e jazigos.
8.9. A análise e aceitação do risco individual basear-se-á em
critérios técnicos adotados pela Seguradora, que reserva a si o
direito de aceitar ou não a proposta apresentada.
8.10. No início do contrato e a cada renovação a Seguradora
entregará ao segurado certificado individual comprovando a
aceitação, contendo os seguintes elementos mínimos:
a) Data do início e término de vigência do seguro
individual do segurado principal e dos segurados
dependentes;
b) Capital Segurado de cada garantia relativa ao segurado
principal e aos segurados dependentes;
c) Valor do prêmio total.
8.11. A recusa da Proposta de Seguro será comunicada por escrito
com justificativa da recusa.
8.12. A não aceitação da Proposta de Adesão, por parte da
Seguradora, será comunicada por escrito ao Proponente e implicará
na devolução integral de qualquer prêmio eventualmente pago, no
prazo máximo de 10 (dez) dias corridos, atualizados da data do
pagamento pelo Segurado até a data da efetiva restituição, pelo
IPCA-IBGE.
8.13. A compensação do cheque ou o efetivo recebimento do valor
do prêmio pela Seguradora não implica na aceitação da Proposta de
Seguro, devendo-se observar o disposto no item 8.7 destas
Condições Gerais.
8.14. É facultado à Seguradora solicitar, para efeito de
aceitação da Proposta de Adesão, informação ao proponente ou ao
Segurado quanto à contratação de outros seguros de pessoas com
coberturas concomitantes.
19.2. Na hipótese do não cumprimento do prazo de 30 (trinta)dias,
previsto nos itens 19.1 e 19.1.1, a Seguradora pagará juros de
mora de 0,5% ao mês, contados a partir do primeiro dia posterior
ao término do prazo fixado, além da atualização monetária pela
variação positiva do IPCA-IBGE - Índice de Preços ao Consumidor
Amplo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
apurada entre o último índice publicado antes da data do evento
do sinistro e aquele publicado imediatamente anterior a data do
efetivo pagamento.
Peso do arquivo: 88.09 kB
Baixe o arquivo abaixo para saber tudo sobre o contrato de adesão do Cartão de TODOS.
Peso do arquivo: 823.207 kB
Consultas on-line ou presenciais por
26
clínica geral
35
demais áreas médicas
OU LIGUE
0800 729-2071