Saúde
23 de março de 2023
Peça agora o seu cartão também pelo telefone: 0800 729 2071
A infecção urinária é um problema que traz impactos negativos no funcionamento dos órgãos do trato urinário, como a uretra, a bexiga e, até mesmo, o rim. Essa é uma condição que pode afetar tanto homens quanto mulheres, e ela precisa de cuidados. Prestar atenção nas possíveis causas de infecção urinária é um dos principais […]
A infecção urinária é um problema que traz impactos negativos no funcionamento dos órgãos do trato urinário, como a uretra, a bexiga e, até mesmo, o rim. Essa é uma condição que pode afetar tanto homens quanto mulheres, e ela precisa de cuidados.
Prestar atenção nas possíveis causas de infecção urinária é um dos principais passos para saber como prevenir esse problema. Além disso, conhecer os sintomas clássicos ajuda a identificar a doença e procurar ajuda médica rapidamente.
Neste post, fique por dentro das principais informações sobre a infecção urinária e saiba quando procurar tratamento!
Para começar, nada melhor do que entender as causas da infecção do trato urinário. Diversos comportamentos podem levar ao surgimento dos sintomas, como:
Essas são as situações mais frequentes que deixam o corpo vulnerável para a entrada de microrganismos que alteram o funcionamento do sistema excretor. A seguir, veja quais são esses agentes externos que podem invadir o organismo!
As bactérias são as principais causas de infecção urinária, principalmente a espécie Escherichia coli. Esse tipo de microrganismo pode estar presente em diversos espaços, e a higiene é um dos principais fatores de prevenção.
Os fungos são outros agentes que provocam infecção urinária. Por isso, a higiene é uma ótima aliada na prevenção, assim como uma atenção às roupas íntimas. O ideal é lavá-las com sabão neutro, secar naturalmente e guardar em ambientes livres de umidade.
Devido à organização anatômica do sistema reprodutor feminino, as mulheres apresentam infecção urinária com mais frequência. Agora, isso não significa que os homens também não possam ter esse transtorno — apenas é mais raro.
Além disso, comportamentos que trazem desequilíbrio ao pH vaginal contribuem para o surgimento da infecção. Isso pode acontecer por conta do uso de produtos de higiene íntima, infecções fúngicas, como a candidíase, e até mesmo a menstruação.
Durante a gestação, é comum apresentar sintomas de infecção do trato urinário com mais frequência. É por esse motivo que, para as mulheres, é fundamental seguir atentamente as orientações do ginecologista e obstetra, além de realizar exames preventivos, a fim de evitar os fatores que influenciam o problema.
Vale ressaltar que bebês e crianças também têm infecções urinárias com mais frequência. Além disso, por não entenderem muito bem o que estão sentindo, os sintomas podem ser notados pelos responsáveis com mais dificuldade.
Para prevenir esse problema no público infantil, é fundamental evitar o uso prolongado de fraldas, trocando-as a cada 3 ou 4 horas, e sempre que estiverem sujas. Para as crianças maiores, incentivar o uso do banheiro no momento em que tiverem vontade também é importante.
Como identificar a infecção urinária? Saiba que essa é uma condição que apresenta sintomas clássicos, porém, o diagnóstico precisa ser realizado por um profissional de saúde.
Sendo assim, procure atendimento médico rapidamente ao notar a presença de um ou mais dos sintomas a seguir!
A sensação de queimação ao urinar é uma das principais características da infecção no trato urinário. Em alguns casos, a pessoa sente dores agudas durante a micção.
Outro sintoma comum é a sensação de peso na bexiga. A impressão é de que a pessoa está há muito tempo sem ir ao banheiro após consumir altas quantidades de líquidos.
Consequentemente, a vontade de urinar também é maior em quem está com essa infecção. O número de vezes que a pessoa precisa ir ao banheiro aumenta consideravelmente quando está com esse problema, causando alguns incômodos na rotina.
As características da urina também se alteram na presença de infecções bacterianas ou fúngicas. Nesse caso, é comum que o líquido fique mais escuro, mesmo se você consumir bastante líquido. Inclusive, algumas pessoas também notam sangramento ao urinar.
O tratamento da infecção urinária deve ser feito de acordo com o agente causador. Por conta disso, é fundamental que sejam realizados exames para identificar se o que está provocando os sintomas são bactérias ou fungos.
Para todos os casos, é recomendado o consumo de pelo menos 2 litros de água diariamente e de alimentos diuréticos para incentivar a produção de urina. Vale destacar que o hábito da hidratação também é uma medida preventiva e, por isso, deve ser mantido.
Para quem está com infecção bacteriana, o profissional de saúde fará a prescrição de antibióticos, de acordo com o estado de saúde. Para que o tratamento seja bem-sucedido, é importante utilizar a medicação corretamente, seguindo as orientações do médico.
Já para os indivíduos que estão com infecção urinária causada por fungos, a classe de medicamentos prescrita é outra e também vai depender do resultado dos exames. Em ambos os casos, pode ser indicado o uso de anti-inflamatórios, a fim de reduzir o desconforto com os sintomas.
É fundamental ir em busca do atendimento médico ao constatar a presença de sintomas de infecção de urina. Isso porque, quando o problema não é tratado adequadamente, as chances de causar maiores danos nos órgãos aumentam.
Além disso, o desconforto causado pelos sintomas pode interferir consideravelmente no dia a dia de uma pessoa. Para ter uma melhora efetiva, é necessário contar com o tratamento correto.
Sendo assim, somente um profissional de saúde especializado é capaz de auxiliar, pois pode solicitar os exames necessários, fazer o diagnóstico correto e prescrever o tratamento mais adequado.
É válido ressaltar também que os medicamentos para tratar a infecção urinária somente são obtidos com a apresentação da prescrição médica assinada. Desse modo, é indispensável a consulta com um profissional da saúde.
Isso sem mencionar que um médico especializado também pode ajudar a prevenir a infecção urinária persistente, que causa dores crônicas. Algumas pessoas têm predisposição para apresentar esse problema com mais frequência no dia a dia, e receber o acompanhamento apropriado contribui para evitar complicações.
Entendeu como ocorre a infecção urinária e quais são os sintomas mais comuns da doença? Então, lembre-se de evitar o uso de banheiros públicos, mantenha a hidratação em dia e não segure a urina por muito tempo.
Quer saber mais sobre a importância da prevenção para a promoção de saúde e bem-estar? Então, conheça a Medicina Preventiva!
Saúde
23 de março de 2023
Educação financeira
16 de março de 2023
Consultas on-line ou presenciais por
26
clínica geral
35
demais áreas médicas
OU LIGUE
0800 729-2071